O eSocial passou a ser o assunto principal nas conversas da área trabalhista, muitas empresas e profissionais da área estão preocupados com as exigências, prazos e custos que essa demanda poderá gerar.
Mas precisamos ver o eSocial também como uma ótima oportunidade de alinharmos as informações trabalhistas das empresas, o eSocial não pretende exigir nenhuma informação que já não seja do cotidiano trabalhista.
De imediato para atender o eSocial será necessário:
– Ter mão de obra qualificada com bons profissionais na área trabalhista;
– Investimento em treinamento para atender a rotina de envios do eSocial;
– Ter software apropriado para envio das informações;
– Maior exigência e controle das informações cadastrais dos funcionários;
– Mudança de rotina dentro do departamento pessoal.
Cerca de 70% das informações do eSocial serão da área trabalhista, porém, na fase de implantação será fundamental obter informações de outros setores como o fiscal, jurídico e medicina do trabalho.
E os escritórios de contabilidade
Será essencial mudar a forma de se comunicar com os seus clientes, disponibilizando canais de envio imediato de informações para atender os eventos tempestivos, como por exemplo, a admissão de um funcionário que tem que ser comunicado antes da assinatura da carteira de trabalho.
O ideal é a empresa ter um ambiente web para receber as informações onde será possível exigir o preenchimento dos dados em um formulário, assim o escritório receberá a informação completa e não estará usando somente o email onde o cliente pode enviar informações incompletas gerando retrabalho e até atraso no cumprimento das tarefas.
Com informações do Site Contábil