Comprar presentes de natal, gastar com as férias ou quitar dividas, com a proximidade das férias e festas chega também a temporada do dinheiro extra. A primeira parcela do 13° salário, geralmente é paga até o dia 30 de novembro. Para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo autorizou a antecipação do abono.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União, na quarta-feira, 8 de agosto, os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. “O adiantamento equivale a 50% do abono, que será pago na folha de pagamento de agosto, a segunda parcela da gratificação deverá ser paga em dezembro”, explica a coordenadora de departamento Pessoal da Djazil, Janara Cerutti.
A partir do dia 27 de agosto, o extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social, na internet. “Lembramos que nesta primeira parcela não haverá desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, no pagamento da segunda parcela”, relata.
A antecipação, segundo informações da Previdência Social, deverá contemplar a 25,6 milhões de benefícios em todo o Brasil.