Djazil informa sobre nova carteira de identidade

A partir de julho, começa a ser emitido o Registro de Identidade Civil (RIC) documento que substituirá a atual carteira de identidade. De acordo com a Coordenadora de Suporte da Djazil, Daniela Sommerfeld, o novo documento terá o custo de R$ 40. “O alto custo para a confecção do documento pelos Estados é o que tem atrasado a substituição progressiva do RG”, explica.

Daniela ainda conta que o custo do RIC é mais alto do que o do RG porque se trata de um cartão magnético com chip que terá certificação digital, o que permitirá usá-lo em operações na internet. “Além de buscar alternativas para reduzir o valor para R$ 15,00, o governo federal vai bancar uma remessa de 2 milhões desses documentos, que serão distribuídos gratuitamente em todo o país”, fala.

A criação de um Fundo Nacional de Identificação Civil também visa baratear os custos. A previsão é que em até que em nove anos todos os brasileiros tenham substituído seus RGs. Quando isso ocorrer, a lei que criou o RG deverá ser revogada.

Documento terá de ser trocado periodicamente

Ao contrário do documento de papel usado atualmente, o RIC (Registro de Identidade Civil) substituto do RG terá prazo de validade. O governo defende que de dez em dez anos os brasileiros troquem o documento para evitar que hackers roubem os dados armazenados em chips.

A Coordenadora de suporte da Djazil ainda orienta que o projeto original previa que o RIC fosse substituído a cada 20 anos. “Esse é um período muito longo para preservar as informações do cartão, não é como o RG de papel, que deve ser substituído apenas quando há alteração de nome, por exemplo” explica.

Com o novo documento, será possível fazer contratos pela internet, porque a certificação digital permite comprovar que o negócio está sendo feito com uma pessoa real. Serão usados dois chips no cartão para armazenar os dados, um deles terá a certificação.