Cadastro de clientes – isso faz diferença no meu negócio?

Você já se perguntou como os dados de clientes podem ajudar na saúde financeira do negócio? Muitos empresários sabem, mas poucos utilizam dados dos clientes como algo útil e estratégico para as finanças. Se sua empresa está tendo resultados desfavoráveis e precisa melhorar nas vendas, por exemplo, a solução pode estar em mais cuidado no cadastro de clientes. Conheça aqui como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio!

Por que cuidar do cadastro de clientes

Já ouviu falar em manutenção de relacionamento? Repare que grandes marcas nunca deixam passar oportunidades para chamar um cliente de volta para sua loja. Todos as pessoas, em algum momento, já receberam um e-mail, um telefonema de um vendedor e até mesmo convites exclusivos e brindes de um local em que compraram. Isso porque a empresa tinha seus dados e se utilizou dessa ferramenta para manter uma forma de contato.

O relacionamento com clientes é tão importante que tem até nome próprio: Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento de Clientes, em português.

Imagine se todo cliente que já comprou de você voltasse com regularidade ou indicasse outros consumidores. Sem dúvidas a empresa estaria economizando em divulgação ou com uma carteira muito maior e mais estável, não é?

Quanto mais familiarizado um cliente se sente a respeito de uma empresa, mais frequentes serão suas visitas. Se o empreendedor se colocar no lugar do cliente, ficará mais fácil compreender a importância de criar uma relação de proximidade.

Atendimento ou SAC 3.0

E como colocar essa ideia em prática e lucrar com isso? Antes de tudo, precisamos falar no conceito de Atendimento 3.0.

Há algum tempo se usa o termo SAC 2.0 para se referir ao atendimento online de clientes potenciais, também conhecidos como leads. Essa é uma forma de valorizar o contato com o cliente em canais digitais para aumentar a compreensão sobre seus hábitos de consumo e o estilo de vida, refinando o processo de venda.

Contabilidade DjazilE como no meio digital tudo evolui muito rápido, o Atendimento 3.0 tem se tornado base para garantir vendas mais qualificadas. A ideia contida no termo é fácil de entender: em uma estratégia de relacionamento com base 3.0, o que é avaliado não são apenas os dados do cliente, mas o seu comportamento no mercado. O SAC 3.0 baseia-se na internet. Mas seus princípios também podem ser replicados para o atendimento presencial, com resultados igualmente positivos.

Como trazer o consumidor até você

Perceber a jornada do consumidor é a grande sacada de um atendimento bem feito. Pela internet, é possível “dar pistas” para as pessoas chegarem à sua loja. Uma tática muito utilizada é trabalhar conteúdo relevante, que seja divertido ou que forneça informações importantes. Esse é o primeiro passo para o que chamamos de inbound marketing, ou seja, um marketing de “amarração”.

E quando seu produto é encontrado por um consumidor, é hora de oferecer a esse potencial cliente uma experiência acima da média. Pode ser um artigo sobre formas de utilizar o item, um vídeo com uma história emocionante ou mesmo uma mensagem gentil. Desde que seja algo que cause impacto e seja direcionado àquele público já identificado. Essas estratégias são recursos para atração e retenção. E uma das ferramentas para intensificar esse impacto é justamente o cadastro de clientes.

Cadastro de clientes online e offline

O Atendimento 3.0 tem o objetivo de envolver e amarrar o cliente através de conteúdo pela internet. Mas essas ações também podem ser replicadas no meio off-line.

Pela internet, de fato, tudo fica mais fácil e automático. Por exemplo, você pode fazem uma campanha de descontos para um produto que é lançamento. Pela internet, é possível vincular esse desconto a um cadastro em formulário no site de sua loja (chamado de landing page no marketing digital). As pessoas interessadas chegam a essa página pela pesquisa ou via redes sociais, deixam seus dados e pronto: está garantido o desconto na compra do produto novo.

Outro método online para fazer cadastro de clientes é o e-mail marketing. A vantagem do e-mail para outros formatos digitais é que ele é menos perecível. Uma publicação ou anúncio no Facebook cai rapidamente no esquecimento devido a rotatividade. O e-mail, não. Ele fica ali, armazenado.  Portanto, ao colocar em prática a estratégia de cadastrar clientes, nunca deixe de coletar seus endereços de e-mail.

Para a realidade offline, essa coleta de dados pode ser feita pessoalmente.  Ao fechar a venda, seu negócio pode solicitar dados de contato para oferecer descontos, brindes e outras informações. Conseguir o contato – e mantê-lo ativo – é uma parte importantíssima do relacionamento com os clientes.

O que ter no cadastro do cliente?

Garantindo um cadastro atualizado de clientes, há muitas possibilidades a serem exploradas pelo negócio. Porém, as chances de sucesso também dependem do tipo de informação que você coleta.

Contabilidade DjazilTer as informações corretas e necessárias garante que você direcione campanhas ou promoções para os clientes certos e com mais possibilidades de investirem naquele item ou serviço. Exemplo: uma empresa de viagens deseja vender uma promoção para um final de semana romântico na praia. Quais seriam os clientes mais propícios a se interessarem por essa campanha? Os solteiros ou os casados?

Dica: para lojas que nunca trabalharam com mais afinco o cadastro, saber que informações pedir pode despertar muitas dúvidas. Uma solução indicada é recorrer a modelos prontos de fichas cadastrais e fazer uma reforma que se encaixe no perfil da sua empresa e nos serviços que oferece. Assim, se a ficha não se mostrar adequada, pelo menos você terá um ponto de partida para saber que informações mais importam.

Lembre-se sempre que conseguir um cadastro e mantê-lo atualizado é só o começo da estratégia, pois os dados não possuem validade se não foram utilizados. Use seu cadastro de clientes para trabalhar a relação com o consumidor e aproximar o relacionamento. Divulgue conteúdos, campanhas e promoções exclusivas a estes clientes. Mostre que seu negócio continua interessado nele!