Neste artigo, mostraremos como a empresa precisa agir para que as ideias sejam transformadas em realidade e como esforço e dedicação são fundamentais para que ela se mantenha no mercado. Para isso, vamos abordar três assuntos importantes, relacionados a negócios. São eles: Saiba como elaborar seu Plano de Negócio, porque ele é importante para quem vai começar uma empresa ou já abriu e como elaborar um plano.
A leitura é para todos, mas novos empreendedores acabam passando por inúmeras dificuldades quando da abertura do negócio, isso acontece por falta de planejamento é por isso que elaborar um plano de negócio, hoje, se tornou indispensável.
Embora as ideias nasçam a todo tempo, para que se tornem realidade é preciso planejar. É necessário que se construa o passo a passo. Assim, como construir uma casa, organizar um almoço ou viajar e, para que a surpresa não te pegue de jeito, é preciso fazer um planejamento cuidadoso e cauteloso.
Quando se fala em mercado, nada mais certo que planejar, entender o mercado, seus clientes, novas tecnologias e muitos mais.
Ponto de partida
O Plano de Negócio é ponto de partida para quem pensa em empreender e, se não for bem elaborado, corre-se o risco de não sair conforme o planejado. Se para uma simples viagem, é preciso fazer tudo isso, imagine quando se abre um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
O Plano de Negócio é um documento que descreve, os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Muitas vezes achamos que o mercado necessita de um produto e serviço específicos, porém será através do plano de negócio e da análise do mercado que vamos ter certeza se existe a demanda.
Para que fazer um Plano de Negócio?
São vários os objetivos para a realização do Plano de Negócio, aqui vamos listar alguns, que são:
- validar uma ideia de negócio;
- entender o mercado onde sua empresa estará atuando;
- buscar recursos financeiros seja para a abertura do negócio, reposicionamento de mercado ou ainda para ações de manutenção;
- Contribuir com orientações estratégicas aos gestores da empresa;
- Fomentar novos investidores para o negócio.
Para organizar as ideias, é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.
Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?” Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
O sumário executivo é um resumo do plano de negócio. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo os pontos mais importantes. Nele irá constar: resumo dos principais pontos do plano de negócio; dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; dados do empreendimento; missão da empresa; setores de atividades; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social; e fonte de recursos. Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte do plano de negócio, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a ideia e a viabilidade de sua implantação. Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.
Como elaborar seu Plano de Negócio
Além do sumário executivo, já falado acima, o Plano irá envolver outros aspectos importantes. Você encontra diversos estudiosos que apresentam como fazer planos, desde o mais simples até o mais elaborado Porém, não esqueça de contratar ou pedir apoio de especialistas é importante, estamos falando da sua empresa e da sustentabilidade dela, necessário ter o apoio de pessoas que entendam do que estão falando.
A seguir elencamos os principais pontos a serem seguidos e contemplados no Plano de Negócio da sua empresa, foi uma busca em diversos livros e sites.
Sumário executivo: aqui a ênfase está na Visão e Missão da sua empresa. É onde você pretende chegar e como irá fazer para chegar lá.
- objetivos e metas;
- estratégias de marketing, envolvendo o composto ou Mix de marketing.
- processos de produção
- equipe administrativa
- investimentos e tempo de retorno
Produto e serviço:
Descrição detalhada do que você está vendendo, desde a linha de produção até a entrega ou distribuição. Relacione os produtos/serviços pelas características e deixe claro as vantagens e benefícios. Fale de aspectos que levem o cliente a escolher você.
Análise de Mercado:
Segmentação, comportamento do consumidor, concorrência e seus diferenciais. Está relacionada ao plano de marketing da empresa e, com ela, o empreendedor entenderá mais do funcionamento do mercado e forma de atuação.
Plano de Marketing:
Estratégia do composto de marketing. É a etapa que define estratégias de posicionamento como produto, preço, público-alvo, promoção e praça. Ele dita para quem será ofertado seu produto e como planejar isso.
Plano Operacional:
Documento elaborado para organizar todo o processo produtivo da empresa e em todas as áreas, desde instalações, equipamentos, processo e produção. A partir dele, os trabalhos desenvolvidos podem ser projetados facilmente sem restar dúvidas sobre as atividades que cada colaborador deve em determinada função.
Plano Financeiro e estrutura da empresa:
É nessa última etapa do plano de negócio que são feitas as projeções de receitas e gastos. Através dele será medida a viabilidade do plano, a partir do investimento projetado.
Ferramenta de análise
Um bom Plano de negócios não deve ser bem feito apenas na abertura da empresa, mas, deve ser refeito e analisado constantemente. Assim, como temos mudanças no ambiente interno, as mudanças como política, cultura e leis são muitas e acontecem diariamente. Por isso, o gestor tem que cuidar para ter o plano de negócio sempre atualizado e condizente com o mercado.
Como um bom Plano de Negócio, você estará a frente do seu concorrente e entendendo o que seu consumidor/cliente precisa, resultando sempre em vantagem competitiva.
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