Como os dados contábeis podem ajudar na formação de preço

Você sabia que os dados contábeis são importantíssimos para a formação do preço de venda? No cálculo do preço de um produto ou serviço, inúmeras despesas devem ser consideradas para que a empresa continue obtendo lucro. A formação de preço é essencial para a gestão de uma empresa, pois da mesma forma que um preço muito baixo pode prejudicar o negócio, um valor muito elevado afasta os compradores. E a definição certeira deste valor não pode acontecer por meio de tentativa e erro! Aprenda aqui técnicas de como fazer este cálculo!

A formação de preço garante que seu empreendimento seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes. Por isso adquirir conhecimento sobre ela é essencial! Como os dados contábeis podem ser parceiros nisso?

Contabilidade de Custos

A Contabilidade de Custos pode ser vista sob dois aspectos: o auxílio ao controle e a ajuda na tomada de decisões. A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma organização. Ela nasceu da Contabilidade Financeira quando havia necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Porém, a Contabilidade de Custos acabou por passar nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003). Assim, observa-se o estreito relacionamento da Contabilidade de Custos com a fixação do preço de venda.

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Preço de Venda

Separamos 4 métodos para realizar a composição do valor de venda. Esses são os mais conhecidos. É importante que você conheça um pouco de todos, para avaliar qual é o melhor para o seu caso. Um contador também pode auxiliar nessa decisão e nesse cálculo, especialmente se tiver os dados contábeis corretos e precisos do seu negócio!

  1. Margem de contribuição

Essa é a mais recomendada técnica para formação de preço. Pois ela determina o quanto “sobra” dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis. Essa maneira permite que se estabeleça o quanto deseja ganhar a cada item vendido. Com ela, é possível entender se uma margem está grande ou pequena para certo produto.

Ela também é bastante flexível. Por exemplo, se o empreendimento deseja se tornar mais competitivo, pode diminuir a margem, mesmo que temporariamente. Contudo, se há a possibilidade de lucrar mais, é só elevar essa margem.

Como é calculada?

O gestor pode escolher se quer a margem em reais ou em porcentagem. Para reais, a fórmula é: “Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis”. Para porcentagem: “Margem de contribuição = (Valor de venda – Custos e Despesas variáveis) /Valor de venda”.

Exemplo: as despesas fixas e variáveis de um produto correspondem a R$ 60,00, entre custos de produção, impostos e de infraestrutura. Por isso é importante saber corretamente todas as informações contábeis e financeiras! Se o empreendedor deseja uma margem de contribuição de R$40,00 a cada venda, o cálculo fica:

40 = Valor de Venda – 60

Valor de Venda = 100 R$

  1. Markup

Este método se baseia nos custos envolvidos em cada produto. O objetivo é encontrar um preço que acoberte essas despesas e também ofereça lucro. Porém, esse caso não se trata de margem de lucro. E sim de uma estimativa que é considerada como sendo a mais adequada para o negócio. Então, a partir do cômputo, encontra-se um índice multiplicador a respeito do custo base.

Como é calculada?

Fórmula: Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

Onde: DV = Percentual das despesas variáveis; DF = Percentual das despesas fixas; LP = Percentual do lucro desejado.

Exemplo: imagine que as despesas variáveis de um produto correspondem a 15% e despesas fixas, 20%. O lucro pretendido, por sua vez, é de 25%. Assim:

Markup = 100 / [100 – (15 + 20 + 25)]

Markup = 100 / [100 – 60]

Markup = 100 / 40

Markup = 2,5

Ou seja, se o seu produto tem um custo unitário de R$ 90,00, então o preço deverá ser multiplicado por 2,5. Dessa forma, seria de de R$ 225,00.

  1. Pesquisa de preços

DjazilEsse método é baseado no levantamento dos preços que são praticados pela concorrência. É interessante quando é empresa quer destaque e possui ampla concorrência. É necessário começar definindo quais concorrentes serão acompanhados. Já que alguns deles podem cobrar valores muito elevados e não representarem uma ameaça para o empreendimento. Ou não serem tão procurados pelo público-alvo.

Depois disso, é preciso levantar os preços em diferentes momentos dos produtos desejados. Defina qual a média cobrada, e o maior e menor valor encontrado. Organize todos os dados e identifique quais são as maiores ameaças.

Contudo, é importante ter muito cuidado! Não adianta apenas escolher o preço mais barato para precificar seu produto. Pois isso pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa. Ou seja, esse método deve servir como complemento e apoio, nunca como método único. Portanto oo chegar num valor através dos seus concorrentes, faça os cálculos para verificar se esse valor cobre os custos e despesas e qual a margem de lucro que ainda fornece.

  1. Baseando-se no lucro

Outra forma de chegar ao preço de venda é se baseando no lucro desejado. Sempre levando em consideração os custos. Nesse caso, será adicionado um determinado valor ao custo do produto para encontrar um montante mínimo para o número final.

Como é calculado?

Fórmula: 100% Preço de venda = Custo inicial + Percentual das despesas fixas + Percentual de lucro desejado

É uma abordagem um pouco diferente do markup, mas que se chega ao mesmo resultado. Porém, lembre-se que, as vezes, não é possível estabelecer uma margem de lucro muito grande, pois pode comprometer os resultados pretendidos pela empresa.

A grande sacada de todos os métodos é que não é possível usá-los se você desconhece os custos e as despesas envolvidas no seu produto/serviço. Além dos custos diretos, também temos pagamentos dos funcionários, aluguel, contas do escritório, impostos, etc. Consultar um contador pode fazer toda a diferença na formação do preço do produto, pois ele irá agregar custos que você pode não estar levando em consideração para o cálculo, o que leva muitos empreendedores a precisar tirar do “lucro” para pagar essas despesas. Ou seja, não é um lucro real.

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