Foi aprovado no dia 18 de abril o projeto de lei que possibilita a dedução de despesas com aluguel residencial do Imposto de Renda (PLS 316/2007). A ação foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Junto com essa nova dedução, entrou também as prestações de financiamentos habitacionais.
De acordo com informações da Contabilidade Djazil, a medida prevê que o teto para dedução das despesas com financiamento habitacional e aluguéis fique em torno de 20 mil reais. Vale lembrar que, seja qual for das ocasiões, o gasto dedutível deve se restringir a um único imóvel residencial, ocupado pelo próprio contribuinte.
Essas isenções permitem, muitas vezes, que o contribuinte pague menos imposto ou até receba um valor maior de restituição. As novas deduções visam beneficiar uma grande parte da população, pois irão reduzir a carência habitacional do país.
Antes de seguir para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a matéria será votada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e só depois, poderá entrar em vigor.